Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"HOMEM CERTO?"

                                                                                                             Eduardo Almeida

Hoje me peguei lendo uma frase no facebook de uma amiga especialíssima, a quem muito admiro e muito me ensinou e, como ela mesma diz que me inspira, (e realmente inspira, por que negar?) me inspirou a escrever sobre o assunto.

A frase dizia:
“O homem certo vai amar na mulher tudo aquilo que o outro achava que era problema nela.”.

 Deu até uma certa tristeza por ler isso, mas por outros motivos que não cabem aqui.
A frase parece bonitinha, até ser analisada.
  Primeiro: o homem ‘certo’?
Segundo: amar tudo aquilo que o outro achava que era problema nela. Ele só vai amar o que o outro achava ser problema nela, desde que não fira os princípios e valores dele e que, no caso, feriam o do outro. Um belo dia ele vai encontrar defeitos nela, assim como qualidades, que, para o PRÓXIMO homem, podem não ser nada demais e assim sucessivamente. A mulher então vai viver de encontrar o homem certo no próximo? Bom, existem 7 bilhões de pessoas na terra e desse número, muitos são homens, pode ser uma vantagem....
O que se taxa de problemas nada mais são do que o choque de duas pessoas, duas cabeças, duas criações, dois valores, dois princípios, ou seja, tudo em duplicidade e antagônicos. E se não houver RESPEITO pela opinião do outro, o que vai acontecer é a libertinagem, o fazer o que se quer, passando por cima de tudo, até mesmo do compromisso de ambos estarem juntos.
O que o companheiro(a) deve fazer é não visualizar como problemas e sim como oportunidades de fazer o(a) companheiro(a) evoluir e também de se evoluir, crescer, aprender, e essa é a essência do encontro, do compromisso, do dia a dia, de encontra uma pessoa que nos abra a visão, a mente, que nos faça enxergar melhor alguns aspectos da vida. E se o outro(a) nos fez enxergar e concordamos, por que repetir?
            Homens e mulheres “certas” não existem, o que existe é o encontro de almas na sincronicidade da vida. Ninguém é totalmente perfeito que não possa aprender nada, nem ninguém é totalmente imperfeito que não possa ensinar algo. É aquela história, ninguém no mundo é totalmente inútil, no mínimo serve de mau exemplo.
Cabe então a nós, enquanto em um relacionamento, aprender, ouvir, ensinar, mostrar e principalmente, RESPEITAR a outra parte ainda mais quando chegam a um ponto em comum. Temos que entender de uma vez por todas que, quando existe uma outra pessoa em nossa vida, temos sim, que mudar alguns itens do nosso comportamento. Temos que pensar duas vezes agora antes de fazermos qualquer coisa, uma por nós e outra pela outra pessoa.
A tal da consciência tranquila, felizmente ou infelizmente, quem a faz, somos nós mesmos e pendemos para o lado que nos favoreça, geralmente encontrando e/ou criando muletas psicológicas que nos deixem em uma posição confortável com nossa consciência. Como exemplo, quantos já mataram alguém e estão com a consciência tranquila, por se auto justificarem que mataram porque o finado 'mexia' com ele? Quantos já traíram e se dizem com a consciência limpa por alegarem que o outro(a) traiu primeiro? Ora, deixemos de hipocrisia e joguemos por terra as frases enlatadas, pessoal! Consciência limpa é realmente fazer o que é certo dentro de princípios e valores não só nossos, mas da sociedade em que vivemos e leis que nos regem, inclusive as ‘leis” de um relacionamento.
Acham que alguns países do mundo árabe não estão de consciência limpa por surrarem, e apedrejarem as mulheres até a morte por elas terem infringido leis absurdas de castidade ou algo parecido? Eles deitam e dormem tranquilamente todos os dias.
Quanto ao homem certo, o certo é aquele que a ama e respeita, pois, como diria Shakespeare, “Tudo que se faz por amor, está além do bem e do mal.”.
            Tenhamos cuidado com a tal da ‘consciência limpa’ que criamos,e a consciência realmente limpa, pois é bem diferente uma da outra, já que uma, criamos para nos favorecer e outra, é a que nos faz ver que não estávamos com ela tão limpa quanto pensávamos.
A essa minha grande amiga que tanto me inspira, e que, por incrível e mais difícil de entender que possa parecer, a respeito do jeito que é, mas como todo diamante, precisa ser lapidado, um grande beijo recheado de histórias e muito, mas muito respeito. Rodelas de lula com creme de baunilha assim como as inúmeras conversas, virtuais ou não, foram inesquecíveis e como tal, serão gravadas no tempo, na história que foi escrita há muito, muito tempo atrás. Restará a saudade...
Só para lembrar...o Deus de um, é o mesmo Deus de todos!
Em outro artigo, falarei mais sobre ‘frases enlatadas’.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário